sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Representante do Sindicato em Brasília na 14ª Conferência Nacional de Saúde

O Tesoureiro do Sindicato dos Servidores Públicos Francisco Antonio, está participando em Brasília, na qualidade de usuário do SUS, da 14ª Conferência Nacional de Saúde. 
Apresentação dos Grupos de Trabalho



Fala do Ministro na Abertura
 
  














Composição da Mesa - Secretário de Saúde do Ceará

Ministro anuncia Protocolo criando a Mesa de Negociação Permanente do SUS

Defendendod as propostas do Grupo de Trabalho do Ceará

 Apresentação da Delegação do Ceará

Grupos de delegados protestando

























Sob o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social — Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro e eixo Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS, a 14ª Conferência Nacional de Saúde tem como objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. Principal evento de saúde do Brasil, a conferência reúne gestores, profissionais e usuários do SUS.

Data 30 de novembro a 4 de dezembro

Local Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília, DF





Quarta-feira (30/11)

A 14ª Conferência Nacional de Saúde iniciou ontem (30/11) com o turno da manhã reservado ao credenciamento dos participantes. À tarde, entre as 14h e 17h, aconteceu o ato público, com caminhada da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional, no sentido de chamar a atenção dos senadores (devido à votação da Emenda Constitucional 29, que está no senado).
Neste tempo, representantes de diversas entidades (movimentos sociais, gestores e trabalhadores) falaram sobre diversas pautas: regulamentação da Emenda Constitucional 29 com 10% dos recursos da União para a saúde, contra a privatização e terceirização, pela diminuição da jornada dos trabalhadores de saúde, dentre outras.
No fim do dia, foi exebido o filme “O veneno está na mesa”, seguido de debate com o diretor Silvio Tendler.
Quinta-feira (01/11)
O dia de hoje foi marcado pela fala do ministro Alexandre Padilha no discurso de abertura da conferência, com a presença de diversos ministros e pessoas de movimentos sociais compondo a mesa.
À tarde iniciou-se o debate e votação do regulamento, a qual enfrentou dificuldades técnicas no mecanismo eletrônico de votação e, principalmente, problemas de acústica que inviabilizaram a continuidade da discussão e votação do regulamento. A plenária final será mudada de lugar para que seja possível dar continuidade com qualidade nos debates.
Este estabelece, entre outras coisas, a metodologia de votação das propostas originadas das conferências estaduais e consolidadas num relatório elaborado pela comissão de relatoria (clique aqui para acessar o relatório e o a proposta de regulamento da Conferência).
A proposta de regulamento elaborada pela comissão organizadora prevê que as propostas do relatório consolidado serão discutidas e votadas em 17 grupos de trabalho. Na proposta de regulamento, os delegados podem aprovar ou rejeitar completamente as propostas consolidadas
Confira algumas fotos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário