sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Décimo terceiro salário – Como calcular


O décimo terceiro salário é um benefício concedido a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada, sejam eles domésticos, rurais, urbanos, avulsos, aposentados e pensionistas do INSS. Esse direito do trabalhador, também conhecido como gratificação natalina, corresponde a um salário extra pago aos funcionários no final do ano. O valor pago corresponde a 1/12 da remuneração paga por mês aos empregados e o pagamento pode ser feito em duas parcelas até o mês de Dezembro.
Como fazer o cálculo do décimo terceiro: dividi-se o salário integral do trabalhador por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados, incluindo as férias, no ano. Algumas gratificações como: horas extras, adicional noturno & insalubridade e comissões adicionais também são incluídos com base de cálculo. Caso o trabalhador tenha faltado por quinze dias consecutivos, por motivos quaisquer e sem justificativa na lei, esse mês já não será levado em consideração.
Quem trabalha sabe que a expectativa pelo pagamento do décimo terceiro é grande, seja para pagar dívidas atrasadas ou para comprar alguma coisa que desejou durante todo o ano, de fato, essa gratificação ajuda muito na renda familiar mensal. Por isso é tão importante saber qual será o valor do seu 13º em 2010 e fazer planejamentos com ele, compras de Natal ou viajem de final de ano são ótimas opções.
Então, já sabe quanto receberá esse ano? Faça o cálculo, é simples. Mais uma vez: primeiro divida o seu salário mais gratificações (quando houver) por doze e em seguida multiplique por 12. No décimo terceiro é descontados o INSS e também o Imposto de Renda, mas esses descontos só vem na segunda parcela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário