sexta-feira, 24 de maio de 2013

RESULTADO DA REUNIÃO COM O PREFEITO GONÇALO DIOGO E SUA EQUIPE DE FINANÇAS

Após esperar mais de um mês da última reunião(15/04), os diretores do sindicato procuraram a administração para obter resposta da pauta de reajuste salarial encaminhada no último dia 6 de março de 2013. Marcada para o dia 15 de maio, a reunião veio acontecer somente neste dia 20/05.
A análise que fazemos do encontro com o prefeito e sua equipe financeira e contábil é a seguinte:
Alguns pontos negativos e positivos.
Positivos: a administração vem cumprindo com o pagamento da dívida de 2012, conforme acordado entre o sindicato e os servidores. Neste mês(maio) foram pagas as folhas dos professores  efetivos Fund. I e II dos distritos no valor de R$ 137.000,00. Alguns requerimentos de insalubridade e adicional noturno encaminhados ao setor jurídico estão sendo concedidos, não que seja considerado favor mas demonstra que em determinados setores da administração as coisas estão acontecendo.
Outro ponto a ser considerado: o prefeito trouxe para o município um consultor financeiro para avaliar as finanças do município,  reconheceu o atraso mas que pretende fazer um enxugamento da folha, que estava muito alta, quanto a isso nós e  todos os servidores já sabíamos.
Sua fala: “ reconheceu que tem contratos em excesso e que já é determinação sua corrigir esta falha agora em junho. Vai deixar somente os contratos  necessários e ainda rever os gasto com gratificações”.
No momento, a administração apresentou um estudo de folha apenas da educação,  justificando que não havia tido tempo para avaliar o impacto do reajuste em todo o administrativo e SAAE . A proposta da prefeitura era que precisava de todo o mês de junho, o que não foi aceito pela diretoria que falou já termos dado bastante tempo e os  servidores aguardavam ansiosos por uma posição da gestão. Ficou então o compromisso do prefeito com a diretoria de apresentar  na 1ª semana de junho,  estudo final da proposta para então levarmos para apreciação dos sócios em assembleia.
Negativo: Esse ponto fizemos questão de  deixar claro na reunião, já era tempo de a administração nos dar uma resposta.
Os argumentos  apresentados pelo consultor jurídico não deixam dúvidas, a folha de pagamento realmente está comprometida, os números não mentem, mas mostrarmos ao prefeito e sua equipe de finanças alguns fatores que contribuíram para esse descalabro. Gradativamente a folha foi aumentando, a partir de fevereiro, e não foi com efetivos, pois  continuam a mesma quantidade quando o prefeito Gonçalo assumiu em janeiro. Várias sugestões foram apontadas para a solução do problema a fim de que não fossem os servidores efetivos penalizados, como sempre,  para  que a administração atenda outros interesses. Por fim, como sempre o fizemos deixamos  a  administração ciente de que estamos para negociar, abertos ao diálogo mas  sem que pra isso tenhamos que perder de vista o objetivo maior dessa entidade que é a de zelar pelos direitos dos servidores públicos de Nova Russas.
Na próxima reunião, esperamos está encerrando esse capítulo, onde a administração deverá apresentar sua proposta de reajuste e o  calendário para o pagamento do restante da dívida dos salários atrasados de 2012. Esta foi sua promessa aos diretores presentes na reunião do dia 15 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário