domingo, 4 de março de 2012

Lei da Ficha Limpa também para ocupar cargos comissionados


Deu no Blog do Whashington Soares 
Domingo, 4 de março de 2012
Por que não no Ceará?

Quando disse o “sim” definitivo à validade da Lei da Ficha Limpa, no último dia 17 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou turbinando um debate que, agora, domina rodas políticas e até mesas de bar. Como em efeito cascata, câmaras e assembleias Brasil a fora agora querem que a Lei não fique restrita aos cargos eletivos – mas passe a ser aplicada também no serviço público, em todos os Poderes da República.

A ideia é impedir que prefeitos e governadores possam nomear “fichas sujas” para cargos de confiança
– novidade que, em breve, poderá ser adotada no Ceará. A Assembleia Legislativa está no auge do debate sobre a ampliação da Ficha Limpa, através da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Heitor Férrer (PDT).

Na última semana, o clima esquentou diante da promessa de um parecer da procuradoria da Casa sobre a validade, ou não, da PEC. O documento acabou não saindo, mas os deputados devem deliberar sobre o tema nas próximas semanas.

A situação também tem divido opiniões e causado rebuliço no Governo Federal, onde o número de cargos comissionados, possíveis alvos da Lei, passa de 20 mil. A pressão para que a presidente Dilma Rousseff (PT) adote os critérios da Ficha Limpa no Executivo já se faz notar. Pelo menos duas PECs para estender os efeitos da Lei à administração federal já tramitam no Congresso – uma no Senado e outra na Câmara dos Deputados.

Até o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), vem defendendo que o Governo abrace a causa e decrete novas regras de contratação.

Prevenção
O objetivo da ampliação da Ficha Limpa é tentar impedir casos como o que ocorreu em março do ano passado no Piauí, onde um ex-prefeito cassado por corrupção eleitoral chegou a ser nomeado assessor especial do governador Wilson Martins (PSB).

Nas próximas páginas, O POVO mostra o potencial da Lei e a forma ela tem funcionado em locais que já a ampliaram para o serviço público. Ao virar a página, o leitor também conhecerá as fragilidades da lei e a necessidade de cautela. Afinal, não será ela a redentora do frágil sistema político brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário