domingo, 24 de julho de 2011

Professor dá dicas de estudo para quem vai prestar o concurso do INSS

Diário do Nordeste    Publicado em 24 de julho de 2011
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulárParte inferior do formulário



Nesta edição, você confere uma matéria sobre o concurso do INSS autorizado pela presidente Dilma. Confira aqui as dicas de estudo do professor de direito previdenciário e legislação previdenciária da Ítalo Romano.

Mesmo antes da publicação do edital do INSS, uma coisa é certa: os candidatos ao cargo de técnico do seguro social devem....

desde já ter como foco dos estudos os tópicos de direito previdenciário. "A disciplina, assim como no concurso anterior, deverá corresponder a 50% da prova, por isso, o ideal é estudar de forma bastante aprofundada os benefícios da previdência", afirma o professorMÍtaloMRomano.

Para ele, é grande a expectativa por esse concurso, já que sua liberação é aguardada desde 2010, mas com a transição de governo, a seleção acabou ficando em suspenso: "tenho contato com alunos do Brasil inteiro que já estão se preparando há alguns meses, confiantes de que as vagas seriam autorizadas. Desde o ano passado tenho ministrado aulas para turmas regulares, específicas para o concurso do INSS", completa. Mas se engana quem acha que não dá mais tempo de concorrer: "A amplitude do programa não é muito grande; teremos cerca de nove disciplinas. Acredito que com cinco ou seis meses de estudo sério dê para disputar com tranquilidade e boas chances
MdeMserMaprovado.

O professor também aposta na manutenção do Cespe/UnB como organizador das provas, assim como em 2008, por isso recomenda como primeiro passo tomar por base o último edital: "Certamente alguns itens serão atualizados, mas no geral o conteúdo deverá ser o mesmo.


Mas Ítalo faz uma ressalva: "No edital passado houve uma retificação importante. Inicialmente, o conteúdo programático previa questões de português, raciocínio lógico, informática, conhecimentos de matemática, atualidades, ética no serviço público, direito previdenciário, noções de direito constitucional e administrativo. Na retificação, esses dois últimos tópicos foram excluídos sem explicação, mas pode ter certeza de que neste edital estarão de volta noções de direito constitucional e administrativo. Esse conteúdo é essencial, pois é a base do serviço público", alerta.

Se for confirmado o Cespe como banca, o professor ressalta que é um estilo de prova que exige mais do candidato: "Aquele que estuda decorando não se dá muito bem. Podemos dizer que seria o estilo de prova mais difícil para concursos". Para começar com o pé direito, a orientação é garantir os 50% da prova que farão a diferença, ou seja, direito previdenciário: "O aluno deve ter em mãos o decreto 3048/99 e estudar do artigo 1º ao 194º. Essa é a parte mais importante na rotina de trabalho do técnico, que é quem faz o atendimento direto ao público nas agências".


Nenhum comentário:

Postar um comentário