domingo, 20 de maio de 2012

Notícias de sindicatos da região

Informações repassadas por nossa federação FETAMCE a respeito das Campanhas de reajuste salarial de seus sindicatos filiados.

# Professores de Independência denunciam descumprimento da carreira. A diferença entre nível médio e superior está em apenas 3%
# Agentes de endemias paralisam atividades em Tamboril
# Professores de Tabuleiro do Norte dão continuidade à greve
#  Servidores da educação de Itaitinga conquistam plano de cargos e carreiras
Prefeitura de Senador Pompeu passa a ser obrigada a pagar o salário mínimo
de 622

Professores de Independência denunciam descumprimento da carreira. A diferença entre nível médio e superior está em apenas 3%

Os professores de Independência denunciam descumprimento do Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais do magistério, tendo em vista que a Câmara Municipal de Vereadores do município aprovou, na manhã de hoje (18/05), mensagem do executivo que trata do reajuste dos servidores da educação, que leva a diferenciação salarial entre profissionais com nível médio e graduados para apenas 3%.

O Plano estabelece um proporcional de diferenciação máximo de 25%, mas não fixa a diferenciação mínima. A prefeitura, segundo os trabalhadores, se beneficiou dessa brecha e vem, ao longo dos últimos três anos, reajustando o salário de professores com nível médio conforme o fixado pela Lei do Piso, mas, ao mesmo tempo, não acresce no reajuste percentual que permita a diferenciação dos níveis.

O 2010, a diferença entre os níveis médio e graduado era de 8%, em 2011 foi a 5%, neste ano caindo ainda mais e ficando em apenas 3%.

"Os salários foram reajustado linearmente em 22%, mas por conta do histórico de crescimento negativo da remuneração, o reajuste nos demais níveis de carreira deve evoluir até 25%. O plano, sem a diferenciação salarial, não tem motivo de existir", argumenta Valter Saraiva, vice-presidente da FETAMCE.

Denúncias
O Sindicato dos Servidores Municipais de Independência reivindica que sejam vistoriadas as contas da educação do município, pois chegaram denúncias de que aposentados, mais de 30 pessoas, e servidores de outras secretarias estão recebendo salários com a verba a educação, o que é vedado por Lei Federal.

Assessoria de Comunicação - FETAMCE

Agentes de endemias paralisam atividades em Tamboril
Os Agentes de Saúde e Endemias do município de Tamboril decidiram paralisar suas atividades no dia de hoje (17/08). Os trabalhadores estão insatisfeitos com as precárias condições de trabalho impostas pela prefeitura.

Os agentes saem às ruas sem material adequado para o trabalho e segurança. Além disso, estão com bolsas rasgadas, botas remendadas e sem lanternas. O transporte dos trabalhadores é feito em carro aberto e lotado, sem nenhuma segurança.

Os servidores, que não tiveram seus salários reajustados nos últimos anos, reivindicam também melhorias salariais, pois ganham apenas o salário mínimo, além de benefícios como a taxa de insalubridade de 20% e uma gratificação de R$ 80, a exemplo de agentes de endemias de outros município.

O município de Tamboril foi notificado através de um oficio administrativo, tendo oito dias para resolver a situação para evitar paralisação definitiva da categoria. A prefeitura ainda não recebeu este ano o Sindicato de Servidores Públicos Municipais do município para discutir a pauta da campanha salarial 2012.

Assessoria de Comunicação - FETAMCE


Professores de Tabuleiro do Norte dão continuidade à greve
Em assembleia realizada no dia 16 de maio, os professores de Tabuleiro do Norte decidiram dar continuidade à greve, tendo em vista continuar pressionando o executivo municipal, mesmo depois de a prefeitura ter entrado com processo alegando invalidade da greve.

sexta-feira, 18 de maio de 2012
Servidores da educação de Itaitinga conquistam plano de cargos e carreiras
A Câmara Municipal de Vereadores de Itaitinga aprovou projeto de autoria do executivo municipal que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais técnicos, administrativos e operacionais, vinculados à Secretaria de Educação do Município.

Aguardado pela categoria dos profissionais da educação, a iniciativa beneficia estes com ganhos reais aos vencimentos, e criando a perspectiva de ascensão na carreira por mérito profissional e por qualificação acadêmica, abrangendo as funções de manipulador (a) de alimentos, secretário (a) escolar e psicopedagogo (a).

Reivindicado pelo funcionalismo, o plano começou a ser estudado pela administração municipal, com a elaboração das primeiras minutas do projeto pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaitinga. O resultado final saiu da negociação entre governo municipal, sindicatos da categoria e servidores, que trabalharam em parceria nos últimos meses.

A medida busca diminuir a defasagem salarial gerada ao longo dos anos e permite a motivação dos servidores, melhorando a qualidade do serviço prestado à população.

Assessoria de Comunicação - FETAMCE

Prefeitura de Senador Pompeu passa a ser obrigada a pagar o salário mínimo
Servidores de Senador Pompeu têm vitória judicial contra Prefeitura para o pagamento do salário mínimo para trabalhadores auxiliares administrativos e profissionais de serviço gerais. O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar para obrigar o município a complementar os valores dos salários dos servidores públicos ao valor do atual salário mínimo, atendendo à Lei Federal.

Entenda
O salário mínimo está fixado em lei, nacionalmente unificado, como a remuneração mínima, entendida como capaz de atender as necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

Assessoria de Comunicação - FETAMCE
Os professores de Independência denunciam descumprimento do Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais do magistério, tendo em vista que a Câmara Municipal de Vereadores do município aprovou, na manhã de hoje (18/05), mensagem do executivo que trata do reajuste dos servidores da educação, que leva a diferenciação salarial entre profissionais com nível médio e graduados para apenas 3%.

Assessoria de Comunicação - FETAMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário