segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO 2013

A DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERV. PÚBLICOS COMUNICA QUE HOJE, 28 DE OUTUBRO, EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, HAVERÁ UMA PARTIDA DE FUTEBOL AS 4 HORAS DA TARDE NO ESTÁDIO MOURÃOZÃO. TODOS OS SÓCIOS QUE GOSTAM DO FUTEBOL ESTÃO CONVIDADOS.
APROVEITAMOS PARA INFORMAR QUE ESTAMOS PREPARANDO UMA FESTA PARA INÍCIO DE DEZEMBRO, ONDE FAREMOS A NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO.  DESEJAMOS NESTE FERIADO UM DIA DE DESCANSO ABENÇOADO PARA TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS DE NOVA RUSSAS,  E QUE POSSAMOS VOLTAR AMANHÃ COM AS ENERGIAS RECARREGADAS E PRONTOS PARA TRABALHAR E SERVIR A NOSSA POPULAÇÃO.

ATENCIOSAMENTE A DIRETORIA.... 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Conselho do Fundeb em ação.

Informações do representante do sindicato no conselho do Fundeb, Prof. Francisco Antonio Coca, que atualmente é o presidente:

Está marcada para dia 16 de outubro de 2013 às 15:00 h, reunião com a Secretária de 
Educação do Município Silvana Mendes.

Pauta da reunião:
Apresentar os relatórios de visitas às escolas e de análises das contas;
Tratar da retirada da hora atividade dos professores da Ed. Infantil e Fundamental I;
Discutir sobre o cumprimento da Lei do Piso no que diz respeito a implantação de 1/3 da jornada extraclasse para 2014;
conferência Estadual de Educação - providenciar transporte par aos delegados.

Dia do Professor - Celebra-se a data, mas não se valoriza a classe

Contra o PL 3776/08.  

Caros companheiros e companheiras, hoje, 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor em todo o País, mas o momento exige a união, o alerta e a luta de toda a categoria. Isso porque a Lei do Piso do Magistério tem sofrido duros ataques no Congresso Nacional. O Projeto de Lei (PL) nº 3.776/2008, de autoria do Executivo Nacional, propõe que a atualização do piso salarial dos professores da Educação Básica seja de acordo com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), ao invés do valor-aluno. Caso seja aprovado, os reajustes salariais cairiam drasticamente.

A Lei do Piso prevê que em janeiro de cada ano ocorra um reajuste salarial baseado no aumento do custo aluno-ano, valores que têm se revelado muito acima da inflação. Esse ganho real é necessário e justo para o profissional do magistério, pois o seu salário ainda se encontra muito defasado quando comparado com os de outras categorias. A Lei do Piso, portanto, procura valorizar o salário dos educadores.
Lembremos que o piso salarial do magistério, em 2013, deveria ser reajustado em 16,85%, variação do valor-aluno de 2011 e 2012, enquanto que o INPC do mesmo período ficou em menos de 6,20%. Percebe-se que os valores reajustados anualmente pelo INPC aproximam-se dos valores da inflação no ano. Com o PL, portanto, o ganho real dos educadores seria quase zero.
Mas o horizonte, que já estava ruim, ficou pior. A pedido da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), representando os governantes dos municípios brasileiros, o Ministério da Educação solicitou à Câmara dos Deputados que o projeto de lei tramite em regime de urgência urgentíssima na Casa, o que lhe torna passível de votação ainda neste mês. Ou seja, aos olhos dos governantes, os professores estão perdendo cada vez mais o valor.
É preciso que a categoria não abaixe a cabeça para os absurdos que estão sendo planejados para as suas carreiras, para os seus futuros. Que cada educador dos municípios do Ceará divulgue o que está acontecendo, pressione e refute o PL por meio de abaixo-assinados promovidos pelas organizações sindicais.

Defenda os seus direitos e fortaleça a categoria! Assine o nosso abaixo-assinado virtual. Diga não ao PL 3776/2008!

domingo, 13 de outubro de 2013

ENCONTRO REGIONAL DOS AGENTES DE ENDEMIAS E ACE COM O DEPUTADO RAIMUNDO G. DE MATOS EM NOVA RUSSAS

Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos estará em Nova Russas participando de encontro regional com Agentes de Endemias e Agentes de Saúde.
O objetivo do encontro será debater o Projeto de Lei que cria o Piso Salarial das categorias, previsto para ser votado ainda este mês.
Data: 14/10/2013
Horário: 9 horas 
Local: Auditório da UVA

NOTÍCIAS DE SINDICATOS DA REGIÃO

Agentes de Endemias de Sobral debatem avanços de seus direitos
Na última quarta-feira (2), a Associação dos Agentes de Combate as Endemias (AACE), realizou assembleia geral no auditório da Escola de Saúde da Família, em Sobral, onde foram tratadas as reivindicações da categoria.
Na última quarta-feira (2), a Associação dos Agentes de Combate as Endemias (AACE), realizou assembleia geral no auditório da Escola de Saúde da Família, em Sobral, onde foram tratadas as reivindicações da categoria, Dentre as reivindicações, estão: elevação da insalubridade de 20% para 30%; regularização

sábado, 12 de outubro de 2013

SISPMNOR - INFORMATIVO DA SEMANA

Tivemos uma semana bastante movimentada nesta semana de 7 a 11 de outubro de 2013.
Todos os atendimentos que fizemos na sede do sindicato, foram de servidores reclamando da retirada de algum benefício ou direito.
Vejamos: 
A administração está negando o direito às férias de servidores para os próximos meses;
Não estão mais pagando horas extras ou quaisquer outros adicionais;
Professores da Educação Infantil e Fundamental I ficaram sem a hora atividade, uma garantia constitucional na nossa lei maior do país e que foi uma grande conquista do nosso sindicato para estes servidores. A administração exonerou os contratos que faziam a substituição destes professores no dia de seus planejamentos, os PIs. Tudo isso, alegando que é para se ajustar a Lei de Responsabilidade Fiscal
Tivemos ainda o mais surpreendente: servidores que tem dois concursos no município foram surpreendidos com a mudança no percentual de desconto para o INSS. Antes tínhamos o desconto de 8 % e até 9% dos salários de contribuição. A administração sem nenhuma explicação alterou a forma o que deixou os servidores bastantes apreensivos. Muitos servidores procuraram o Departamentos de Recursos Humanos a fim de obter uma resposta. Já tentaram justificar de várias maneiras.
A diretoria do sindicato já protocolou ofício requerendo informações e em que lei foi baseada esta mudança. Até agora não recebemos nada, só palavras. Estamos cobrando.


Centrais sindicais fazem manifestação contra o projeto de lei que regulamenta terceirização.

Sindicatos de vários municípios do estado Ceará estiveram reunidos nesta sexta(11) em Fortaleza, para fazer uma grande manifestação contra a aprovação do Projeto de Lei nº 4330/2004 e 3776/2008.
Vamos entender o que querem os nossos governantes com a aprovação destes 2 projetos.
Texto extraído do Blog do Dr. Valdecy Alves - Assessor da Fetamce.



PL 4330/2004 - O projeto transfere a responsabilidade do vínculo empregatício do patrão para uma empresa terceirizada e aumenta, de forma indiscriminada, as terceirizações na esfera privada, podendo chegar à pública. As terceirizações podem deixar desprotegidos os direitos trabalhistas, garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), após anos de lutas dos operários. Terceirizar pode ser uma simples manobra destinada a reduzir custos de pessoal também nas gestões públicas. Nesse contexto, um prefeito(a) poderá terceirizar os serviços públicos que poderiam ser exercidos por um servidor, em uma escola ou em posto de saúde. Este absurdo está sendo proposto pelo deputado Sandro Mabel (PMDB - GO), motivo pelo qual devemos refutar dizer não à terceirização, tanto no serviço público e como iniciativa privada.


PL 3776/2008 - O projeto propõe a modificação do cálculo de reajuste do piso dos professores, passando a ser reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), alterando, assim, o parágrafo único do artigo 5º da Lei nº 11.738/2008; atualmente, o cálculo é feito pelo percentual do valor/aluno/ano. Com a aprovação dos 10% do PIB e dos royalties do petróleo para a Educação, permanecer como está seria a saída para se trabalhar a carreira e a valorização dos profissionais de nível superior. Devemos dizer não à violação da Lei do Piso Salarial do Magistério.
O nosso sindicato esteve presente neste ato pelos dirigentes Francisco Antonio Coca e Francislândia Barreto.


De acordo com o nosso representante que também é presidente do Conselho do Fundeb, Francisco Antonio, o projeto torna precárias as relações de trabalho. “Esse projeto acaba com a legislação trabalhista, acaba com os direitos dos trabalhadores. A legislação trabalhista vai para o buraco”, disse. Para ele, “não há o que negociar no projeto, que atende exclusivamente os empregadores, que não querem mais ter responsabilidades com os direitos dos trabalhadores”.
O sindicalista disse que a terceirização é prevista nas leis trabalhista, mas falta regulamentação. “Acontece que a gente ainda consegue responsabilizar o tomador do serviço na Justiça, quando ele terceiriza de modo inadequado”, explicou. Mas, segundo ele, “com a proposta, você não consegue mais responsabilizar o empregador. E aí o trabalhador vai receber aonde? Você abre uma empresa, ganha uma licitação. No ano seguinte perde a licitação, fecha as portas e não paga ninguém. É isso que acontece. Então, a gente tem que coibir isso, e não legalizar”. Finalizou Francisco Antonio.






Proposta de reajuste em 8% pode encerrar greve dos bancários

Comando Nacional dos Bancários negocia melhoras nas condições de trabalhoda categoria com Fenaban
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta sexta-feira ao Comando Nacional dosBancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT),  nova proposta de reajuste, elevando para 8% (aumento real de 1,82%) o índice sobre os salários e as demais verbas salariais e para 8,5% sobre o piso salarial o que representa ganho real de 2,29%.
Também houve alterações na proposta de

CONSELHO DO FUNDEB VISITANDO AS ESCOLAS E CRECHES DOS DISTRITOS E LOCALIDADES.

ESCOLAS VISITADAS EM 09/10/13:
JOSÉ SANTOS MOURÃO, CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ZILMAR MENDES MARTINS, OLMIR MENDES/PANTANAL,  MARIANO R. DA COSTA E CRECHE SÃO FRANCISCO EM CANINDEZINHO.
O Conselho está preparando um Relatório com todas as observações que fizeram com relação a estrutura e condições de trabalho dos servidores, professores, enfim todos os profissionais que laboram nestas unidades de ensino. Ao final das visitas será dado ciência a todos da comunidade escolar, afirma Francisco Antonio Coca - Presidente do Fundeb Nova Russas.

Creche São Francisco - Canindezinho em reforma
Creche São Francisco - Canindezinho
Creche São Francisco - Canindezinho
Escola Zilmar Mendes Martins
Escola Zilmar Mendes Martins
Escola Zilmar Mendes Martins
Escola Zilmar Mendes Martins
Escola Zilmar Mendes Martins
Escola Mariano R. Costa - Canindezinho
Escola Mariano R. Costa - Canindezinho
Escola Mariano R. Costa - Canindezinho
Escola Mariano R. Costa - Canindezinho
Escola Mariano R. Costa - Canindezinho




terça-feira, 8 de outubro de 2013

CONSELHO DO FUNDEB NOS DISTRITOS

DATA DA VISITA:  08/10 A TARDE

Dando continuidade aos trabalhos de inspeção, visitamos nesta terça-feira, as escolas dos distritos de Nova Betânia e Espacinha. 
Estamos fazendo também o acompanhamento das despesas com folha de pagamento e outras relacionadas a compra de equipamentos e manutenção das unidades escolares do município.
Breve teremos um relatório e estará disponível para tos os servidores da educação que desejarem tomar conhecimento.

Esc. Gildo Martins - Nova Betânia

Escola Gildo Martins - Nova Betânia( o companheiro Laurindo)
Esc. Gildo Martins - Nova Betânia
Esc. Francisco Segundo - Espacinha
Esc. Francisco Segundo - Espacinha/Laboratório de Informática

Esc. Francisco Segundo - Espacinha


 

CONSELHO DO FUNDEB EM AÇÃO.


CONSELHO DO FUNDEB DE NOVA RUSSAS EM VISITA AS
 
ESCOLAS
.
DIAS 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2013, COM REGINA

OLIVEIRA, LUCY E FRANCISCO ANTONIO

ESCOLAS CORNÉLIO ROSA/ESCOLA MUN. SÃO FRANCISCO/

ESCOLA SÃO JOSÉ/UVA/ BRINQUEDOTECA/BIBLIOTECA
 
PÚBLICA MUNICIPAL. — com Francisco Antônio Coca.




sábado, 5 de outubro de 2013

NOTÍCIAS DE SINDICATOS DA REGIÃO - SERVIDORES DE CRATEÚS MOSTRAM FORÇA COM SUA UNIÃO E CONSEGUEM VOTOS ATÉ DOS VEREADORES DA SITUAÇÃO PARA DERRUBAR PROJETO DE MUDANÇA DE REGIME TRABALHISTA

Assembleia dos servidores  de Crateús - momentos de muita tensão, tal qual nos sentimos aqui também em nossas manifestações.
Participamos das atividades durante o dia(3/10) com os companheiros que sempre nos ajudam em nossas dificuldades.
Como definir estes companheiros? GUERREIROS - CONSCIÊNCIA POLÍTICA E CIDADÃ MUITO A FRENTE DA MAIORIA DE NÓS. TEMOS MUITO O QUE APRENDER COM ELES.





sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NOTÍCIAS DE SINDICATO DA REGIÃO - CRATEÚS - ESTIVEMOS AO LADO DOS COMPANHEIROS NESSA HORA DE GRANDE DIFICULDADES. NÃO PODERIA SER DIFERENTE, POIS CONTAMOS COM ELES TAMBÉM AQUI EM NOSSA GREVE.

VITÓRIA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DE CRATEÚS - SINDICATO DOS PROFESSORES E SERVIDORES UNIDOS CONTRA A OPRESSÃO. VENCERAM E O PROJETO DO PREFEITO NÃO FOI APROVADO. ESTÃO DE PARABÉNS OS VEREADORES QUE APOIARAM OS SERVIDORES. PARABÉNS SOCORRO PIRES, JÚNIOR, SOCORRO SIQUEIRA, ALAÍDE E TODOS OS MEMBROS DA DIRETORIA.
Foi o simbolo desta luta, Ricardo Cosmo Jr Presidente do Sindicato Servidores de Crateús, suas lagrimas foram da verdade de quem sabe o que o projeto representava ao servidor de Crateús.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

NOTÍCIAS DE PAGAMENTO.

Conforme havíamos noticiado no Programa Voz do Servidor deste sábado(28), prefeitura inicia o pagamento dos servidores esta semana. Segundo informação do setor responsável pelas folhas, está saindo hoje, terça-feira(01/10)  para o setor administrativo da prefeitura(gabinete, planejamento) e secretaria de infraestrutura;
Quarta 02/10 - saúde
Quinta 03/10 - educação( professores e demais funcionários)
Sexta - outras secretarias