sábado, 28 de abril de 2012

Professores de Crateús ainda sem o reajuste

O Juiz de Crateús Dr. Adriano Pontes e o Promotor de Justiça Dr. José Arteiro participaram da reunião de conciliação, elogiaram o movimento dos professores.
A administração representada pelo vice-prefeito Mauro Soares(PT) insistia em que fosse usada a força policial para que os professores desocupassem a Secretaria de Educação.
Mais uma reunião com os professores e prefeitura de Crateús e não chegaram a um acordo. A categoria reivindica que o prefeito pague o percentual de 22,22% de reajuste do MEC, mas a administração do PC do B está irredutível e não dá mais que 9%. Só lembrando que os professores de nível médio já receberam o reajuste, a briga é somente com os professores de  nível superior. 
A greve continua.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

1° de Maio 2012


  1º de Maio. Venha participar conosco!

A Diretoria do sindicato dos Servidores Públicos de Nova Russas convida todos os seus filiados para a comemoração ao Dia do Trabalhador - 1º de Maio
Será servido um café da manhã para os sócios na sede do sindicato e na oportunidade estaremos com um Técnico do INSS para fazer uma palestra sobre Previdência Social, explicando tudo sobre Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição, Aux. Doença e outras informações de interesse dos servidores.
Teremos sorteio de prêmios para os sócios presentes.

Horário = 8h da manhã

Atenciosamente,

A Diretoria

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Noticias de sindicatos da região

Sindicato dos Professores de Crateús.
Estamos acompanhando  de perto a situação dos professores de Crateús.
Amanhã o nosso presidente estará em crateús para participar com a diretoria de mais uma rodada de negociação, dessa vez com a intervenção da justiça.
Veja o depoimento da sindicalista Socorro Pires.:
"O VICE-PREFEITO DE CRATEÚS, DR. MAURO SOARES, MARCOU COM A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, PRESIDIDA PELO VEREADOR, MÁRCIO CAVALCANTE, NEGOCIAÇÃO COM O SINDICATO DOS PROFESSORES. 
A REUNIÃO ESTÁ MARCADA PARA AMANHÃ, 26 DE ABRIL A PARTIR DAS 9:30H, NA SALA DA OAB (PRÉDIO DO FÓRUM EM CRATEÚS), COM A PARTICIPAÇÃO DO VICE-PREFEITO, REPRESENTANTES DA SECRETERIA DE EDUCAÇÃO, REPRESENTANTES DO SINDICATO DOS PROFESSORES, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E PRESIDENTE DA CÂMARA. 
TODAS AS NOSSAS EXPECTATIVAS ESTÃO VOLTADAS PARA ESTE MOMENTO! TORCEMOS QUE FINALMENTE CHEGUEMOS A UM CONSENSO!"
NEGOCIAÇÃO PARA O BEM DA EDUCAÇÃO!!!!! 
 Sindicato dos Professores de Crateús. SEMPRE NA LUTA!!!


Sindicato dos Servidores de Caucaia - SINDSEP INFORMA: FOI ADIADA A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO REAJUSTE NA CÂMARA, NESTA TERÇA-FEIRA. ESTAMOS ALERTA! ENTRAREMOS EM CONTATO QUANDO FOR PARA VOTAÇÃO.

Conselheiros do Fundeb acompanham vistoria no Transporte Escolar

Neste domingo(22) os conselheiros do Fundeb Francisco Antonio e Gilberto Freitas acompanharam a vistoria no Transporte Escolar realizada por Agentes de Trânsito do município( Eliana e Chiquinho) e Detran.(veja fotos)
A decisão de sollicitar

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Conselho do Fundeb marca visitas às escolas

Aconteceu hoje (19/04) reunião do Conselho do Fundeb, às 9:30 horas na Casa dos Conselhos.
Na pauta os seguintes pontos:
1 - Apreciação e votação do relatório das inspeções dos meses de novembro a dezembro de 2011;
2 - Definir equipes que irão fazer vistorias nos carros de Transporte Escolar;
3 - Definir Comissão que irá às escolas.
Os membros do colegiado deliberaram e o conselho solicitou da Secretaria de Educação: 
1 - Agendamento de um dia para inspecionar toda a frota de  veículos que prestam serviços no transporte de estudantes;
OBS.: esta inspeção se dará em conjunto com os Agentes do Demutran.
2 - Cópia de contrato da empresa responsável pelos transportes;
3 - Prestação de Contas do PNATE do ano de 2011.
O PRESIDENTE colocou em votação e os conselheiros foram unânimes em que se faça com urgência visitas às escolas da sede e distritos a fim de verificar as lotações de servidores e professores bem como ver de perto  a real necessidade dos contratos,  objetos de várias denúncias neste conselho.
Próxima semana será marcado os dias e as equipes responsáveis pelas visitas.


Tesoureiro participa de encontro da Central Sindical em Fortaleza.


O Tesoureiro do Sindicato, Francisco Antonio participou nesta terça-feira(17/04) de importante encontro de dirigentes sindicais na sede da Fetamce/Fortaleza para avaliar os resultados da campanha salarial de 2012.
Dos cerca de 80 sindicatos filiados a Federação, compareceram 52, onde tivemos a oportunidade de acompanhar a situação de outros companheiros de lutas no enfrentamento aos prefeitos descumpridores de direitos dos servidores.
Cada dirigente de sindicato fez a exposição de seu município com relação aos percentuais conseguidos nas negociações. Analisando de maneira coerente os resultados abaixo destes municípios, façamos uma reflexão. 
Será  que pra gente era melhor está na situação vexatória que esses servidores se encontram? Sem nenhuma perspectiva de reajuste? Alguns foram até melhor que nós enquanto outros........
Quixadá, Barreira, Alcântara, Várzea Alegre, Jardim, Ibicuitinga, Choró, Banabuiú, Icó, Missão Velha, Pentecoste, Tururu, Uruburetama, Baturité, ViçosaReajuste Linear de 22,22% para nível médio e superior(somente para professores) 

Ararendá: 22,22% para professores nível médio(retroativo a janeiro) e 18% para graduados a partir de abril;
Independência: sem reajuste até o momento e sem promessa, diferença entre nível médio e superior 3%;
Monsenhor Tabosa: sem reajuste, o prefeito oferece apenas 5%;
Paramoti: 6,22% somente para prof. nível médio
Eusébio: 16% linear (para prof. médio e superior);
Ibaretama: 24% linear para prof.;
Senador Pompeu: 22% para professores linear e para outras categorias reajuste de 5% a 48%;
Itapipoca: 20% para professores linear e demais servidores 5,07%;
Piquet Carneiro: 22,2% para prof. médio e 18% Graduados;
Mombaça: 22,2% médio e 12% superior(prof);
Massapê: 22,2% médio e 10% graduados(prof);
Canindé: 22,2% médio e 10% superior(prof);
Caucaia: 6,07 para professores médio e superior e nenhum reajuste para as demais categorias;
Penaforte: 21% linear(prof);
Crato: 10% linear(prof.);
juazeiro: 11% linear(prof);
Salitre: 23% linear(prof);
Cascavel: sem negociação até o momento;
Pacujá: 22% médio e 16% superior(prof);
Horizonte: 15% linear(prof) e 14,54 para servidores nível médio T. Administrativos;
Servidores em greve: Crateús, Morada Nova, Trairi, Tabuleiro do Norte e Campos Sales. Nesses municípios o prefeito não recebe o sindicato para negociar.






SERVIDORES DENUNCIAM AUMENTO DE CONTRATAÇÕES 

Temos recebido, através do mural do nosso blog e de ligações de colaboradores, informações de que está havendo uma expressiva onda de contratações temporárias neste ano. Não que sejamos

sábado, 14 de abril de 2012

Confira as matérias divulgadas no Programa Voz do Servidor


Programa Voz do Servidor
Sábado 14 de abril 2012
Passamos aos nossos filiados tudo o que foi realizado pela diretoria no mês de março. Foram várias reuniões, viagens e atendimentos aos sócios na sede do sindicato.
Falamos  como está o andamento das negociações salariais dos sindicatos da nossa região.
Independência – até agora sem definição. O prefeito havia enviado proposta ao sindicato de apenas 5% para todos os servidores. As conversações estão paradas com a volta do prefeito Valdir Coutinho que estava afastado do cargo desde agosto de 2011. Nenhum servidor teve qualquer reajuste neste município até o momento.
Ipueiras – Reajuste de 22,22% e 14% para os demais servidores retroativo a março; OBS: ainda tem vereadores naquele município que recebem salário mínimo.
Monsenhor Tabosa – sem definição, nenhum reajuste foi dado até agora. Neste município a diferença entre o professor de nível médio e nível superior é de apenas 5%
Ararendá – Reajuste de 22,22% para professores de nível médio retroativo a janeiro de 2012, 18% para professores de nível superior a partir de abril, 22% para os profissionais da saúde, também a partir de março. Último reajuste dos servidores neste município foi em 2009. Segundo o presidente, Francisco José, mesmo com o reajuste de 22% os servidores da saúde ainda tem percas salariais em mais de 30%.
Crateús – com a participação do próprio presidente do Sindicato dos Professores por telefone(Edilson Alves), ficou claro para todos que lá está longe de uma negociação. O prefeito oferece apenas 8% de reajuste par aos professores  graduados. Atualmente a diferença de salário entre o nível médio e o nível superior é de apenas 35,00(trinta e cinco reais.) Até agora nada de reajuste.
Pergunta para os  professores de Nova Russas.

O que seria melhor para nós aqui, assegurar logo um reajuste de 22,22%  para todos os professores  a partir de agora e manter a diferença que temos de 25% entre os níveis,  garantido pelo nosso plano ou correr o risco de estarmos na mesma situação desses outros municípios, com 8%, 18%  ou  pior, sem nada de reajuste até agora?  Seria justo com as outras categorias radicalizarmos numa negociação por causa da classe dos professores, pondo em risco a recuperação das percas salariais destes  servidores que há 3 anos não tinham reajuste?
Algumas coisas precisam ser  relembradas: ano passado(2011), apenas os professores tiveram reajuste. O MEC definiu o piso em 15,7% e nós conseguimos 16%  retroativo a abril e ainda tivemos 2 abonos. Vigiamos o Fundeb até o último dia do ano para garantir o rateio do saldo. Alguns vereadores duvidaram dessa negociação, chegaram a dizer que não receberíamos os retroativos, recebemos. Duvidaram também que não receberíamos os abonos, recebemos.
Tudo que conquistamos neste ano: implementação da insalubridade em 40%  para todos os Garis e de 20% para servidores da saúde, correção das referências de professores que há mais de 5 anos tentavam passando por vários constrangimentos,  pagamento integral do 13º salário aos Agentes do Demutran, implantação da hora atividade para professores de  nível médio, dentre outras conquistas, tudo por intermédio de nossa diretoria. Isso demonstra fraqueza do sindicato ou habilidade em negociar com o prefeito?
 Sejamos verdadeiros, os companheiros acham que erramos quando aceitamos que o projeto fosse votado com esses percentuais?  Façamos uma avaliação honesta da situação apresentada.

Veja o que disse o Presidente Lula  em 2004, aconselhando o MST em seu programa quinzenal de rádio.
 [ Lula ]  "Já fui dirigente sindical, radicalizei muitas vezes e tive bom senso em outras  vezes. E toda vez que prevaleceu o bom senso eu ganhei. Toda vez que prevaleceu o radicalismo eu perdi." 

Obs.:  Ainda temos outros itens da Pauta de Reivindicação a ser discutida com o prefeito, como por exemplo:
Calendário de pagamento;
Inclusão dos Agentes de Endemias e ACS ao Plano de Carreiras;
Atender a reivindicação dos Guardas Municipais para atuar como força auxiliar dos Agentes de Trânsito;
Cumprimento total do acordo judicial para o pagamento do dezembro de 2008, saúde nível médio e superior, com as parcelas em atraso;
Concessão da Licença Prêmio de 3 meses a cada 5 anos de efetivo exercício. Este direito já existe na Lei Orgânica do Município. Só falta vontade política para regulamentá-la. Esta será nossa bandeira de luta!
É assim que fazemos a luta sindical, sempre pensando no bem coletivo, não estamos aqui para  atender  um grupo político A ou B ou pessoas que só visam o interesse próprio. Tem gente que reclama, reclama,  mas somente para ser visto pela  administração e assim ganhar alguma coisa pra se acomodar.
Temos muitas coisas a esclarecer aos servidores sobre essas pessoas. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROGRAMA VOZ DO SERVIDOR

Neste sábado, 14 de abril a partir das 13 horas pela Timbaúba FM.
Em virtude do feriado prolongado da semana santa, não foi possível apresentar no primeiro sábado do mês, conforme anunciado.
Trataremos de assuntos de interesse dos servidores além de notícias de sindicatos da região.
Convidamos a todos os servidores para ouvir e participar.

Informação aos sócios

Temos procurado o Prefeito Dr. Paulo Evangelista e a Secretária de Educação Sra. Rosilene para uma reunião com o objetivo de esclarecer o não pagamento com o reajuste nesta folha de março, conforme anunciado em rádio local por ocasião da nossa entrevista no Jornal da 104, dia 22 de março. A afirmação veio da Assessora Técnica da Seduc que o pagamento se daria na folha de março. 
A reunião com o Sr. prefeito se faz necessário, pois ainda temos alguns pontos da pauta de negociação a serem discutidos, como por exemplo o cumprimento do acordo judicial para pagamento do dezembro de 2008 da saúde, cujo prazo se encerra ao final deste mês.  Adiantamos aos nossos filiados que até sexta certamente teremos uma resposta por parte da administração e faremos todos os esclarecimentos em nosso programa de rádio VOZ DO SERVIDOR, neste sábado, 14/04.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Resultado da enquete


Encerrada a nossa enquete o resultado foi o seguinte:

60% dos internautas que acreditamos serem servidores públicos disseram SIM, que votariam em alguém para vereador que defenda os interesses dos servidores na câmara.
23% concordam com a ideia, dependendo de quem seja o nome.
15% Não concordam
Ao todo votaram 99 pessoas. Apresentamos outra enquete com o objetivo de avaliar o grau de aceitação dos atuais vereadores com a população que os elegeram na legislatura passada.

Vídeo da Paralisação Nacional da Educação em Nova Russas 16/03/12

Acompanhe os melhores momentos.

Eleições municipais 2012. Um tempo para reflexão



A partir de agora, começam os preparativos dos pré-candidatos a vereadores rumo às eleições municipais, quando os eleitores irão escolher alem do futuro prefeito, os futuros vereadores do Município.

Prefácio

“A crise social que preocupa todo o país, preocupa muito mais os excluídos da justiça social, os marginalizados, escravizados, espezinhados, empurrados para o fundo do poço por  minúscula parte da população, enquistada no poder, graças a artifícios e fraudes de todo tipo, bem como aos “currais eleitorais” mantidos com o dinheiro da comunidade, saqueados por um bando de “gangsters” comparáveis aos estereótipos cinematográficos de Hollywood.”

A revolução

       Há um processo revolucionário em marcha, ainda sem liderança: só não vê quem não quer. Fatalmente, esse processo tende a explodir, mais cedo do que se pensa. Desempregados, sub-empregados, miseráveis e excluídos não agüentam mais a odiosa discriminação praticada por quem tem o dever de gerenciar a coisa pública, com honestidade e competência.

O que se vê?

            O que se vê, via-de-regra, é a retratação da incompetência, aliada à corrupção aviltante. Socioecologicamente falando, somos pela reorganização do Estado, a partir da base, isto é, do Município. Para que isso aconteça é necessário –mais do que nunca- que os homens públicos enverguem o uniforme da decência e da probidade e, dentro de um corolário ético, pratiquem as gestões determinadas pelo voto popular, segundo padrões da mais absoluta idoneidade.

Vereadores

            Os vereadores, COMO FISCAIS DO POVO, têm a maior parcela de responsabilidade, já que investidos por um mandato popular se obrigam a exercer o cargo com, pelo menos, alguma noção de dignidade, cumprindo estatutariamente seu papel de procuradores da comunidade!
            Fora  disso, toda ação será indecorosa, vil, criminosa, devendo ser punida com a perda do mandato e cominações legais. 
O presente CÓDIGO DE ÉTICA DO VEREADOR sugere alguns postulados para devolver ao povo a credibilidade de um novo tempo:

O CÓDIGO

1      O Poder, que me foi outorgado, não me pertence, mas aos que votaram em mim, confiantemente.
2.      O exercício do mandato, tal como definido no Código Civil, obriga-me a prestar contas aos mandantes, isto é, aos eleitores.
3.      Exercerei o mandato com brio, decoro, altivez e patriotismo, pelo bem do meu povo e do município.
4.      Não me curvarei ante a pressões de grupos, partidos ou de outros poderes, na legítima defesa da comunidade.
5.      Concentrarei minhas atividades legislativas em respeito à Lei, à Ordem e à Disciplina.
6.      Não concordarei com projetos que tenham por objetivo leis ou situações escusas, tendentes a marginalizar ou prejudicar o povo de minha cidade, nem atenderei a pedidos que possam, em qualquer tempo, por em dúvida a honorabilidade do meu cargo.
7.      Não concordarei com projetos ou resoluções que visem proporcionar estado de mordomia, para quem quer que seja, no município, empenhando-me para eliminar os focos restantes de uma burocracia inoperante e maléfica para a população.
8.      Não concordarei com nenhum tipo de gasto supérfluo, em decorrência do exercício do mandato, vergastando e procurando eliminar, com meus Pares, viagens turísticas sem nenhum proveito para o município, excetuando os congressos de alto interesse para a comunidade que represento, concordando somente com viagens, em delegação, devidamente aprovadas pela Câmara, com anuência  dos eleitores.
9.      Concentrarei minhas atividades no espírito de respeito a todas as espécies e ecossistemas, procurando trabalhar para ao benefício de todos, na sociedade, sem distinção de raça, cor, credo político ou religioso e condição social.
10.  Firmarei esforços no sentido de encontrar um denominador comum, na Câmara, no sentido de realizarmos as sessões em período de interesse da comunidade.
11.  Estabelecerei um padrão significantemente sócio-científico-cultural em minhas atividades, comprometendo-me a trabalhar para que o povo de minha cidade tenha, prioritariamente, saúde, empregos, educação, transporte à altura de suas necessidades, segurança, ensino profissional, moradia decente, saneamento básico, recreação e superior qualidade de vida.
12.  Trabalharei arduamente para restabelecer, tanto no município, como no país, o comportamento ético, em todos os níveis e a liberdade, com reais oportunidades para todos.

Assim o prometo, perante Deus e os homens.

Este Código está cada dia mais atual, em face das artimanhas praticadas por quem, eleito pelo voto popular, uma vez investido no cargo, esquece-se totalmente do compromisso social, de sua origem como homem do povo e de suas atribuições, que devem estar voltadas para o BEM COMUM e não para o bem pessoal.
Fonte: Dr. Alexsandro Cursino, Consultor Político.


Eçeições e a internet


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sai o pagamento da educação

Segundo informações da Diretora de Finanças da prefeitura municipal de Nova Russas, nesta quarta-feira, Sra. Risonete, foi repassado o pagamento da educação, folha 60% e 40% e que estará em conta na quinta-feira.
De acordo com o que obtemos os servidores que tem vencimento do salário mínimo receberão atualizado para 622,00 e também a diferença dos meses de janeiro e fevereiro.
Oa professores ainda recebem o salário de março sem o reajuste o que não se esperava. Conforme a mesma fonte de informação, a diferença de março dos propfessores sairá na folha de abril. Assim esperamos.

Sessão Extraordinária da Câmara 05/04/2012

Está marcada para 8:00 horas do dia 5 de março, sessão extra para votação de dois projetos enviados pela prefeitura. 
Projeto 008/2012 para reajustar salário e gratificação dos Diretores, Coordenadores e Secretários Escolares da rede municipal de ensino de Nova Russas
Projeto 009/2012 para reajustar gratificação de deslocamento dos Agentes de Endemias.
Veja os projetos na íntegra:
 



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Agenda da Diretoria

Acompanhe nossas atividades no dia hoje(02/04/12):
Pela manhã, tentamos uma reunião com a Secretária de Educação  com o objetivo de confirmar a implantação do reajuste do piso do magistério, não foi possível: a Sra. Rosilene estava viajando, ficando a reunião para o dia 4/04;
À tarde, com o nosso contador organizando a prestação de contas da entidade;
Às 17 horas, como já é rotina, estivemos presentes na sessão da Câmara;
Às 20 horas reunião da diretoria para discutir outros pontos da pauta da Campanha Salarial ainda pendentes, como por exemplo a cláusula 5ª que trata da mudança da forma de pagamento do Adicional de Produtividade dos Agentes de Endemias.
A assessoria jurídica e financeira da prefeitura apresentou nesta segunda o Projeto de Lei que concede reajuste aos integrantes de Núcleo Gestor das escolas(diretor, Coordenador e Secretários Escolares).
Nesta terça tudo será concluído